A noite desta quinta-feira, 24 de novembro de 2023, teve uma surpresa reservada para o ex-prefeito de Itabira (2005 a 2012), no auditório principal da Unifei, em Itajubá. Como um dos principais criadores da universidade em sua terra de adoção, João Izael Querino Coelho, que exerceu também o cargo de vice-prefeito de Itabira (2001 a 2004), teve como decisivo no destaque o seu esforço pela criação e instalação da Uunifei em Itabira. Veja vídeo da solenidade:
Em seu discurso de agradecimento (ver vídeo) pelo empenho em sua empreitada, iniciada em 2005, João Izael citou os nomes do ex-vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva (in memoriam), do ex-deputado José Santana de Vasconcelos, do consultor Kleber Carvalho Guerra e, principalmente, do ex-reitor Renato Aquino Faria Nunes, como figuras importantes para a concretização do sonho dos itabiranos.
DISCURSO DO HOMENAGEADO
O ex-prefeito lembrou o tempo de mobilização pela obra, iniciada em 2005, da construção dos primeiros prédios e instalação definitiva da universidade. Em 2008 foi inaugurado o espaço e iniciadas as obras hoje paralisadas.
Veja vídeo do discurso:
O mestre de cerimônia mencionou as grandes obras executadas pelo então prefeito, João Izael, em Itabira: além da Unifei, o Distrito Industrial II, a Escola Professora Marina Bragança de Mendonça (Escola Nota Dez, período integral), abriu asfaltamento de mais de 450 quilômetros de estradas e teve atuação decisiva no asfaltamento Itabira-Nova Era e Itabira-João Monlevade. Deixou ainda as providências iniciadas para concretização do Parque Científico e Tecnológico, do Aeroporto Industrial e do Porto Seco.
Da Redação
25/11/2023
NOTA AO PÉ DA PÁGINA
A revista DeFato acompanhou passo a passo as providências tomadas para criação, implantação e inauguração da Unifei. Deu a notícia em primeira mão, em novembro de 2005 e fez viagem à França, ao Parque Tecnológico de Sophia Antipolis, apontado como modelo da obra itabirana, sendo ele o maior do mundo.
Hoje, Itabira consciente lamenta que a administração municipal tenha negado cumprir o contrato assinado por João Izael com o Ministério da Educação (MEC) e Vale. As obras da Unifei estão paralisadas há mais de dois anos, neste exato período em que a Prefeitura mais arrecadou no item impostos. Até o fim de 2024 deverão ser registrados R$ 4 bilhões que encheram os cofres de Itabira, que sem a Unifei ou outra obra imaginária, torna-se uma pequena cidade grande.
Parabéns ao ex prefeito Joao isael.