GENEBRA (Reuters) – O mundo pode controlar a pandemia global de Covid-19 nos próximos meses, desde que distribua os recursos necessários de forma justa, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva nesta semana.
Para reforçar, a ativista sueca de combate à mudança climática, Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg, que participou da entrevista como convidada a partir da Suécia, criticou o “nacionalismo da vacina”, e disse não ser ético que os países ricos priorizem a vacinação de seus cidadãos mais jovens antes dos grupos vulneráveis nos países pobres e em desenvolvimento.
OMS PARA O MUNDO LER E OUVIR
“Temos as ferramentas para controlar esta pandemia em questão de meses, se as aplicarmos de forma consistente e equitativa”, disse Tedros. No entanto, ele também expressou preocupação com a “taxa alarmante” de disseminação da Covid-19 em pessoas com idade entre 25 e 59 anos em todo o mundo, possivelmente devido a variantes muito mais contagiosas.
“Demorou nove meses para chegarmos a um milhão de mortes; 4 meses para chegarmos a 2 milhões e 3 meses para chegarmos a 3 milhões”, afirmou.
VACINA NACIONALISTA
A ativista Thunber, cujas ações são conhecidas do mundo todo, pela sua coragem, segurança e declaração aberta da verdade, segundo seus analistas, deu-lhe credenciais para dizer, durante a entrevista, o seguinte: “Embora uma em cada quatro pessoas em países de alta renda já tenha sido vacinada contra a Covid-19, apenas uma em mais de 500 pessoas em países mais pobres recebeu uma dose. O nacionalismo da vacina é o que está comandando a distribuição da vacina”, acrescentou. “A única coisa moralmente certa a fazer é priorizar as pessoas mais vulneráveis, quer vivam em um país de alta renda ou de baixa renda”.
DANO AMBIENTAL
Greta Thunberg, roubando a cena, traçou uma ligação direta entre a pandemia e a destruição ambiental que, segundo ela, tornou muito mais fácil para os vírus perigosos passarem das populações animais para os humanos.
“A ciência mostra que teremos pandemias mais frequentes e devastadoras, a menos que mudemos drasticamente nossos métodos e formas de tratar a natureza… Estamos criando condições ideais para que as doenças se espalhem de um animal para outro e para nós”, afirmou.
Thunberg exortou os jovens em todos os lugares a serem vacinados se tiverem oportunidade, mesmo sendo a faixa etária de menor risco no caso da Covid-19, por “solidariedade com as pessoas nos grupos de risco”.
MAIS OPINIÃO
A epidemiologista da OMS Maria van Kerkhove disse, na mesma entrevista, que o mais recente aumento nas infecções por Covid-19 no mundo incluiu aumentos entre grupos de idade anteriormente menos afetados pela pandemia. Segundo ela, cerca de 5,2 milhões de casos foram registrados no mundo na semana passada — o maior aumento semanal desde o início da pandemia.
Concluindo: fica cada vez mais clara a certeza que para os seres humanos que enxergam poucos metros à frente que estamos cada vez mais na era do conhecimento. Vão se salvar agora e, principalmente, no futuro, quem dominar as informações sem preconceitos e sem outras contradições ideológicas.
Com: OMS/NS