Na estação própria do frio, o inverno, os termômetros estão em queda e seca em Minas Gerais. O frio já está apertando logo no início e, pelo menos em Itabira, não há campanhas para agasalhar as famílias de notável vulnerabilidade, a não serem em atitudes isoladas, ainda engatinhando, nas igrejas da cidade.
Dizem os caridosos que chegou a hora de a chamada “Vacinação Solidária”, que é implementada nos postos de imunização contra a Covid-19, inclua, além dos alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores. O pedido é mesmo urgente.
“CADÊ AS CAMPANHAS?”
Itabira tem 15 mil pessoas em estado de pobreza e/ou extrema miséria, segundo a Secretaria de Ação Social da Prefeitura. Então, está na hora ou não? A pergunta de Maria de Fátima da Silva, flagrada numa loja por A.G.M., adquirindo dez cobertores para distribuir para parentes de sua funcionária doméstica. Mas pergunta a mesma A.G.M: “E as outras famílias?”
No último fim de semana, da sexta-feira (19) a domingo (21) os termômetros atingiram 13º C como temperatura mínima na madrugada, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E vão cair muito ainda com prazo sem validade, adiantam seus técnicos.
ATENÇÃO: VAI ESFRIAR MAIS!
O site Climatempo está prevendo para Itabira, de 24 de junho (hoje) a 7 de julho, a oscilação entre 13º a 6º C como temperaturas mínimas, enquanto as máximas ficarão no patamar de 20º a 25 º C. Perigo para idosos e crianças, além das famílias que vivem em pobreza extrema, advertem médicos. E olhem que, dizem esses, a Covid-19 torna-se mais ameaçadora com o frio.
Quer dizer que os agasalhos continuarão até meados do próximo mês sem voltar para os baús. “È de doer os ossos”, afirma o idoso JCM.
A razão dele, o frio, ocorre por causa de uma massa de ar frio que ainda atua sobre o Sudeste, mantendo as temperaturas frias, de acordo com o Inmet. “Geralmente, essa massa de ar frio fica estacionária no Sudeste e vai perdendo força gradativamente”, explica o meteorologista coordenador Lizandro Gemiacki.
Para o especialista, “existe um sistema de alta pressão que inibe a formação de nuvens. Sem as nuvens, a radiação durante a noite se perde e a temperatura vai caindo. Acontece assim: aquece rápido durante o dia e também esfria rapidamente durante a noite, porque, geralmente, é a nuvem que faz a temperatura não variar muito”, esclarece.
CAMPANHAS POR AGASALHOS
Geralmente, em todos os anos, os clubes de serviço (Lions e Rotarys) implementam campanhas. Essas devem surgir por aí. Ou se estão acontecendo, não são como antigamente, por um motivo muito claro: Covid-19, o vírus que inibe o povo nas ruas.
As igrejas católica e evangélica, em alguns bairros e no centro de Itabira começam a anunciar e a tomar medidas, mas para os envolvidos nesta iniciativa, é ainda pouco. “Itabira precisa se mobilizar também para proteger os mais necessitados que estão passando frio”, cobra A.C.F. ligado à igreja católica.
Reforçando a cobrança de pessoas que têm conhecimento das famílias vulneráveis socialmente, a “Vacinação Solidária”, que arrecada alimentos não-perecíveis durante a imunização nos drive-thrus, provavelmente deve ser implantada para cobertores e agasalhos.
Notícia Seca