0

Na estação própria do frio, o inverno, os termômetros estão em queda e seca em Minas Gerais. O frio já está apertando logo no início e, pelo menos em Itabira, não há campanhas para agasalhar as famílias de notável vulnerabilidade, a não serem em atitudes isoladas, ainda engatinhando, nas igrejas da cidade.

Dizem os caridosos que chegou a hora de a chamada “Vacinação  Solidária”, que é implementada  nos postos de imunização contra a Covid-19, inclua, além  dos  alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores. O pedido é mesmo urgente.

“CADÊ AS CAMPANHAS?”

“Passou da hora de começarem as campanhas para agasalhar os pobres”, cobram quem ajuda os vulneráveis ligados a famílias em Itabira (Foto: Divulgação)

“Passou da hora de começarem as campanhas para agasalhar os pobres”, cobram quem ajuda os vulneráveis ligados a famílias em Itabira (Foto: Divulgação)

Itabira tem 15 mil pessoas em estado de pobreza e/ou extrema miséria, segundo a Secretaria de Ação Social da Prefeitura. Então, está na hora ou não? A pergunta de Maria de Fátima da Silva,  flagrada numa loja por A.G.M., adquirindo dez cobertores para distribuir para parentes de sua funcionária doméstica. Mas pergunta a mesma A.G.M: “E as outras famílias?”

No último fim de semana, da sexta-feira (19) a domingo (21) os termômetros atingiram  13º C como temperatura mínima na madrugada, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E vão cair muito ainda com prazo sem validade, adiantam seus técnicos.

ATENÇÃO: VAI  ESFRIAR MAIS!

As temperaturas vão cair ainda mais, segundo Climatempo e é preciso ter mais cuidados com idosos e crianças (Foto Divulgação)

As temperaturas vão cair ainda mais, segundo Climatempo e é preciso ter mais cuidados com idosos e crianças (Foto Divulgação)

O site Climatempo está prevendo para Itabira, de 24 de junho (hoje) a 7 de julho, a oscilação entre 13º a 6º C como temperaturas  mínimas, enquanto as máximas ficarão  no patamar de 20º a 25 º C. Perigo para idosos e crianças, além das famílias que vivem em pobreza extrema, advertem  médicos. E olhem que, dizem esses, a Covid-19 torna-se  mais ameaçadora com o frio.

Quer dizer que os agasalhos continuarão até meados do próximo mês sem voltar para os baús. “È de doer os ossos”, afirma o idoso JCM.

A razão dele, o frio, ocorre por causa de uma massa de ar frio que ainda atua sobre o Sudeste, mantendo as temperaturas frias, de acordo com o Inmet. “Geralmente, essa massa de ar frio fica estacionária no Sudeste e vai perdendo força gradativamente”, explica o meteorologista coordenador Lizandro Gemiacki.

Para o especialista, “existe um sistema de alta pressão que inibe a formação de nuvens. Sem as nuvens, a  radiação durante a noite se perde e a temperatura vai caindo. Acontece assim: aquece rápido durante o dia e também esfria rapidamente durante a noite, porque, geralmente, é a nuvem que faz a temperatura não variar muito”, esclarece.

CAMPANHAS POR AGASALHOS

Igrejas católica e evangélica começam, ainda timidamente, as campanhas por agasalhos e cobertores em Itabira (Foto Divulgação)

Igrejas católica e evangélica começam, ainda timidamente, as campanhas por agasalhos e cobertores em Itabira (Foto Divulgação)

Geralmente, em todos os anos, os clubes de serviço (Lions e Rotarys) implementam campanhas. Essas devem surgir por aí. Ou se estão acontecendo, não são como antigamente, por um motivo muito claro: Covid-19, o vírus que inibe o povo nas ruas.

As igrejas católica e evangélica, em alguns bairros e no centro de Itabira começam a anunciar e a tomar medidas, mas para os envolvidos nesta iniciativa, é ainda pouco. “Itabira precisa se mobilizar também para proteger os mais necessitados que estão passando frio”, cobra A.C.F. ligado à igreja católica.

Reforçando a cobrança de pessoas que têm conhecimento das famílias vulneráveis socialmente, a “Vacinação Solidária”, que arrecada alimentos não-perecíveis durante a imunização nos drive-thrus, provavelmente  deve  ser implantada para cobertores e agasalhos.

Notícia Seca

ESTAMOS OU NÃO ESTAMOS A SÓS?

Matéria Anterior

EQUIPE DO GOVERNO DE ITABIRA VISITA ETE LABOREAUX

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Geral