0

As secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e de Saúde (SMS) terão novos titulares em Itabira. O engenheiro agrônomo Rupert Barros de Freitas e a médica Clarissa Santos Lages assumem as pastas em substituição a Mauro Lúcio Ferreira e Luciana Carmem Sampaio. As nomeações serão publicadas nesta sexta-feira (8), no Diário Oficial do Município.

Rupert Barros é formado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e tem mestrado e doutorado em Engenharia Agronômica, na área de Fisiologia Vegetal. É membro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). Trabalhou na Bayer S/A, foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas) e implantou e coordenou o curso superior de Tecnologia e Gestão Ambiental no Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.

Em Itabira, Rupert tem sua vida profissional ligada à Funcesi, onde coordenou os cursos de pós-graduação em Planejamento e Gestão Ambiental, o MBA Empresarial/ Núcleo de Gestão Ambiental e os cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Foi ainda professor titular e membro do Conselho Curador da universidade. Além disso, foi diretor acadêmico e participou do Conselho Superior da Faculdade de Desenvolvimento das Ciências e Humanidades (Fadech).

Já Clarissa Santos graduou-se em Medicina pela Faculdade de Saúde e Ecologia Humana (Faseh), com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH). É especialista em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade, por meio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS)/Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); e mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem vasta experiência em assistência e gestão da Atenção Primária à Saúde e em programas de Saúde Mental, Álcool e Drogas.

Na carreira docente, Clarissa coordena o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da PUC/Contagem e é professora de medicina da PUC/Minas. Já atuou como professora convidada da Faculdade de Medicina da UFMG (2019), coordenadora clínica da Atenção Primária à Saúde da cidade de Santa Luzia, e como referência técnica em Saúde da Mulher e Infecções Sexualmente Transmissíveis na SMSA-BH. Recentemente, foi supervisora do Programa Mais Médicos Para o Brasil, em regiões de difícil acesso na Amazônia, além de atuar como preceptora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Metropolitano Odilon Behrens.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Pronto-Socorro Municipal passa a contar com vigilância 24 horas e posto de apoio para a PM  

    Matéria Anterior

    Curso sobre Língua Portuguesa

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades