0

QUEM ESCREVE?

Dra. Vanêssa Sieber

Dra. Vanêssa Sieber

Doutora médica Vanêssa Lúcia de Moura Sieber, nascida em Guanhães, Minas Gerais, na casa dos meus avós, Raymundo Rodrigues de Moura e Maria de Carvalho Moura, por capricho da minha saudosa e amada mamãe, Vâni de Carvalho Moura, que morava em Ouro Preto, Minas Gerais, e decidiu ter a primeira filha na casa dos pais em Guanhães.

Passei a minha primeira infância em Ouro Preto e Itajubá, ambas também cidades de Minas Gerais. Quando completei seis anos de idade, mudamos para o Rio de Janeiro, na época. capital do Estado da Guanabara, hoje capital do Estado do Rio de Janeiro.

Toda a minha vida escolar e grande parte da minha vida universitária foi na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro. Devido a uma mãe visionária, professora e orientadora, e um pai esforçado, dentista e acolhedor das orientações da minha amada mamãe Vâni, tive a oportunidade de fazer intercâmbio estudantil por um ano na Troy High School em Troy, Michigan, EUA.

Depois, estudei medicina na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e fiz especialização em Pediatria no Hospital Miguel Couto, Leblon, Rio de Janeiro. Fui, então, enviada para Viena, Áustria, onde meu irmão caçula já vivia e trabalhava como dentista. Daí  para diante, segui para a Alemanha, continuei lá a minha carreira médica na área de pesquisa sobre surfactantes, nutrição e prevenção de doenças infantis.

Aproveitei para fazer meu doutorado na Friedrich —Schiller Universidade, Jena, Alemanha. Continuando minha carreira médica, fui trabalhar na Basiléia, Suíça, e fazer especialização de Geriatria, lá ficando até a minha aposentadoria.

Hoje, vivo novamente em Viena, Áustria, mas estou  regularmente no Brasil e mantenho contato com vários familiares, incluindo o meu primo José Sana, que me convidou para escrever sobre o sistema de saúde da Áustria como artigo inicial. Segue abaixo a primeira parte.

INTRODUÇÃO

Viena, Áustria, eleita a melhor cidade do mundo para se viver, em 2019.

Viena, Áustria, eleita a melhor cidade do mundo para se viver, em 2019.

 As despesas com cuidados de saúde na Áustria são financiadas principalmente por fundos públicos — nomeadamente contribuições para a segurança social e dinheiro dos contribuintes —  bem como por contribuições privadas. Os fundos privados incluem, por exemplo, taxas de receitas de medicamentos pagas por todos os que compram medicamentos; ajudas de custo diárias para internações em hospitais, pagas por todos que são internados; franquias ou seguro saúde privado, pagos por todos os que, além do seguro social obrigatório, pagam seguro de saúde privado. O seguro social é financiado por contribuições do segurado; no caso, todas as pessoas empregadas, e os respectivos empregadores, que também pagam contribuições.

QUEM TEM ACESSO AOS CUIDADOS DE SAÚDE?

Viena, Áustria, eleita a melhor cidade do mundo para se viver, em 2019.

Viena, Áustria, eleita a melhor cidade do mundo para se viver, em 2019.

 Uma característica essencial do sistema de saúde austríaco é o acesso igual e fácil a todos os serviços de saúde para todos, independentemente da idade, local de residência, origem e condição social, bem como, independentemente também do tipo ou âmbito dos serviços. Isso é possível, principalmente, por meio de financiamento solidário, que é regulado pelo direito social e pelo direito da previdência social, bem como por acordos adicionais. Por exemplo, acordos regulados pelo Art. 15a B-VG entre o governo federal e as uniões federativas, além do princípio de solidariedade. A Áustria, como o Brasil, também é uma República Federativa.

O sistema de seguridade social é um pilar fundamental do sistema de saúde. Compreende os ramos de seguros de saúde, acidentes e pensões e se assenta no modelo de seguro obrigatório. Quase toda a população está protegida pelo seguro saúde, graças ao seguro obrigatório. Além do seguro social de saúde, podem ser contratados seguros complementares privados.

Viena, Áustria, eleita a melhor cidade do mundo para se viver, em 2019.

Viena, Áustria, eleita a melhor cidade do mundo para se viver, em 2019.

O seguro obrigatório está geralmente vinculado a empregos remunerados, e membros da família ou parceiros de vida também podem ser segurados. Também existem regulamentos para aposentados e desempregados. O seguro para autônomos também é possível no sistema de segurança social austríaco sob certas condições. Pessoas sem seguro saúde têm que pagar pelos serviços de saúde — exceto os serviços de primeiros socorros.

BENEFÍCIOS DE SEGURO SOCIAL DE SAÚDE E ACIDENTES

Viena, Áustria, eleita a melhor cidade do mundo para se viver, em 2019.

Viena, Áustria, eleita a melhor cidade do mundo para se viver, em 2019.

 Os cuidados de saúde para a população austríaca são cobertos pelo seguro social de saúde e contra acidentes. Seus serviços incluem, por exemplo: consulta médica, atendimento hospitalar, reabilitação médica, medicamentos, enfermagem domiciliar e serviços de obstetrícia, psicoterapia e diagnósticos clínico-psicológicos, tratamentos por serviços técnico-médicos, serviços pré-natal e pós-natal, exames médicos preventivos e de saúde, despesas de deslocação e transporte, subsídios para ajudas médicas domiciliares, subsídio de doença, subsídio de maternidade pós-parto ou após acidente.

Você pode encontrar uma visão geral precisa dos benefícios do seguro saúde e do seguro de acidentes no site do seguro social.

Dra. Vanêssa  Lúcia de Moura Sieber

Viena, 11 de maio de 2021.

Fotos: Álbum de Família e Divulgação

Vanêssa Lúcia de Moura Sieber
Dra. Vanêssa Lúcia de Moura Sieber, brasileira, nascida em Guanhães (MG), é médica, formada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Especialização em Pediatria no Hospital Miguel Couto (RJ), doutorado em Geriatria, na Alemanha, aposentada, depois de trabalhar na Suíça. Divide hoje seu tempo entre a capital austríaca, Viena, e o Brasil.

    FISCAIS DE POSTURAS DA PREFEITURA QUEREM FECHAR TRAILER DE TRÊS DÉCADAS EM IPOEMA

    Matéria Anterior

    APRESENTO-VOS DRA. VANÊSSA DE MOURA SIEBER, NOSSA COLUNISTA INTERNACIONAL

    Matéria Seguinte
    4.7 3 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Colunas