O sol para apagar a força da baixa temperatura e os abraços que esquentaram ainda mais o ambiente de paz, conversas e muitas reivindicações na caminhada deste sábado, 3 de setembro, no Bairro Bela Vista, em Itabira.
Depois de passar a semana visitando cidades da região, Vetão cuidou de retornar sua atenção e de ouvir os moradores de, um dos mais movimentados bairros e que possui um centro comercial de grande fluxo de homens, mulheres e crianças, principalmente nas manhãs de sábado.
CENTRO COMERCIAL
A arrancada de Vetão, conhecido e reconhecido por praticamente todos os moradores de sua terra natal, Itabira, deu-se no Centro Comercial do Bairro, onde foi parado e parou moradores nas ruas, nos passeios, em lojas, bares e escritórios.
Quem não visita o Centro Comercial há algum tempo, por exemplo, três anos, admira-se de que a aglomeração esteja crescendo em progressão geométrica, como diria Malthus, no século XIX, sobre densidade demográfica. Se Itabira cresce e atinge 135 mil habitantes, segundo os entendidos, o Bela Vista, completado por Campestre, Eldorado e São Pedro, forma o maior aglomerado da cidade.
PROBLEMAS EVIDENCIADOS
O que mais Vetão ouviu foram o que se repete em toda a roda de moradores de Itabira e mesmo da região: problemas. Esses problemas são, evidentemente, os mesmos do Brasil inteiro, mas que, como tocados pela mineração na sua rota econômica, o itabirano tende a ser o mais preocupado do que todos os brasileiros.
Apesar de ter ainda a região alta da cidade ameaçada por uma barragem da Vale, a do Pontal, a questão mais citada pela população é a violência. Para comprometer a segurança de Itabira, existe um grupo de policiais reduzido (nem é bom citar o número do contingente para não dar força ao inimigo) e por aí começa a ver na gravidade da questão o desafio das drogas que são fartamente distribuídas em toda a região.
Moradores citaram a necessidade de retorno do conselho que combate as drogas ilícitas: “Há uma expectativa muito grande de ser recriado esse grupo de auxílio para que haja também uma frente educacional voltada para o combate”, afirmou uma professora durante o evento de hoje..
VETÃO COM A PALAVRA
“Houve diálogo, sorrisos e também muita cobrança. A violência tem assustado e revoltado toda população. Os problemas gerados pela falta de segurança pública incomoda todos nós. A responsabilidade de buscar a paz social é dos governos em todas as suas esferas. A busca pelo aumento do efetivo de policiais, investimentos na prevenção, principalmente na busca para diminuir a inserção dos nossos jovens na criminalidade, fortalecimento das instituições, tolerância zero para práticas delituosas e eleger a minha proposta de trabalho — são um dos caminhos para trazermos novamente a paz ao nosso povo de bem. Estou compromissado e vamos juntos mudar essa triste realidade”.
Com essas palavras, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Itabira sintetizou toda a sua esperança para melhores dias, resumindo uma das suas propostas para a Câmara Federal.
Fotos: Redes sociais e Brander Gomes
Notícia Seca