0

Itabira e o mundo viram a  importância de quem deu a vida para salvar multidões. A classe não pode ficar esquecida. Então, esse destaque merece palmas e essas são para o prefeito Marco Antônio Lage, que  anunciou o cumprimento de uma importante lei, de autoria do presidente Jair Messias Bolsonaro. A norma estabelece o  piso salarial de enfermeiros em  R$ 4.750,00 em todo o país. Itabira adota-a a partir de janeiro de 2023.

Tenho uma outra candidata à minha simplória homenagem: a escritora itabirana Denise Andrade Félix. A ilustre personalidade foi convocada para receber homenagens, agora em outubro, em Los Angeles (EUA) e Paris (França). O motivo: seu brilhantismo literário destacado em obras, uma delas a arte sem fronteiras. Auguste Saint-Hilaire percorreu o Brasil de ponta a ponta no século XIX e Denise Félix segue caminhando pelo mundo neste terceiro milênio. Poderia dizer, hoje, que um é Auguste Félix e outra Denise Sant-Hilaire.

Mas, peço licença a esses “candidatos” à minha homenagem para dizer que nem Jair,  nem Marco são o meus “caras da semana”, pelo menos por enquanto. E digo logo quem é: um senhor magricelo, muito conversado, simpático,  96 anos de idade, que estourou do alto do Cauê como um dinamite do bem, onde operava motoniveladora, arrancando minério de ferro, para chefiar o maior sindicato de Minas Gerais, o Metabase. Logo em seguida, tornou-se prefeito de uma cidade que se transformou numa das maiores do Brasil em arrecadação proveniente da indústria extrativa mineral. Mais adiante, secretário de Obras e, finalmente, vereador.

Infelizmente, em 29 de agosto de 2022, segunda-feira, ele faleceu no Hospital Nossa Senhora das Dores, vítima de pneumonia seguida de AVC.

Estou referindo-me ao grande cidadão, super popular, Wilson do Carmo Soares, a quem Itabira deve maiores reconhecimentos. Enquanto esteve no Metabase, Wilson era duro na queda com a diretoria da Vale do Rio Doce na obtenção de grandes benefícios, mesmo sendo alvo de cordialidade e respeito, principalmente de Eliezer Batista, presidente da empresa várias vezes.

Candidato a prefeito em 1965, obteve uma vitória histórica sobre seu oponente, Jody Machado, depois de recontagem de votos que terminou em apenas 3 sufrágios de frente.

Como prefeito, dividindo seu tempo no governo com o “gentleman” José Machado Rosa, vice-prefeito, construiu escolas em sequências quase intermináveis: Mestre Zeca Amâncio (Emza), Américo Giannetti, José de Grisolia, Maricas Magalhães, Antônio Linhares Guerra e outras na zona rural.

Marco importante da época foi a elaboração do primeiro Plano Diretor de Itabira, que serviria, mais tarde, para direcionar vários governos e outros planos de desenvolvimento urbano.

De prefeito a secretário de obras, depois a vereador. No período de vereança fomos colegas e nos entendemos bem, ele havia saído do PTB, extinto, e amarrava suas chuteiras para fazer um bom mandato na Câmara Municipal, pelo MDB.

Wilson Soares teve a bênção de ser pai e criar nove filhos, dois deles falecidos. Amado com grande orgulho por seus amigos, Wilson  conduziu, enquanto no poder, uma série de melhoras para o operariado na CVRD. Esses o chamavam, fruto da palavra do presidente Goulart, de “Prefeito Operário”.

Já estamos esperando e torcendo para que Itabira não o esqueça, jamais, não desampare essa memória valorosa e, assim, possa valorizar ainda mais a  sua história. Hoje, simplesmente, como já disse, só posso  elevar o nome de Wilson do Carmo Soares a meu “cara da semana”.

José Sana

Foto: Redes Sociais

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Categoria principal do Amador é aberta neste domingo (4) com festa no Campo do Grêmio

    Matéria Anterior

    VETÃO ACELERA CAMPANHA NO BAIRRO BELA VISTA, EM ITABIRA

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Geral