0

Ontem foram reveladas palavras do médico Dr. Mauro de Alvarenga, 16 anos mais velho que seu irmão Dr. Colombo. As declarações trouxeram curiosidade a várias pessoas que querem agora conhecer o poema escrito pelo caçula, contando sua vida, quando Dr. Mauro completava 80 anos, em 18 de março de 2005.

Existem mais curiosidades a serem mostradas, por isso vamos deixando para depois. Se faltam 25 dias para o grande dia, cada amigo seu, até parente, terá a paciência de aguardar.

Por enquanto, ou por hoje, a homenagem tem uma finalidade: homenagear o médico e aguardar que mais mensagens cheguem até nós. Para que isso ocorra, basta que escrevam para o e-mail noticia.seca@yahoo.com ou simplesmente comentem no espaço deste post.

Sobre política, foram anotadas as seguintes curiosidades na vida de Dr. Colombo:

POLÍTICA LOCAL

  • Dr. Colombo, ativo na política itabirana, elegeu-se vereador para o quatriênio 1958-1962. Logo no início de seu mandato desanimou-se.
  • Desiludi-me totalmente da política. Fui eleito vereador com Daniel Grisolia, este apoiado pela UDN. Ao tomar o poder, o nosso partido mudou de lado, ficou contra o povo e aí me enojei completamente da atividade política. Preferi ser médico só, e cidadão” — suas palavras.
  • Quanto aos prefeitos de Itabira, ele se lembra do governo de Dr. Jairo (Jairo Magalhães Alves/ 1976/1982), seu colega médico, falecido. Acredita ter sido ele um dos melhores prefeitos que Itabira já teve.
  • Ele declara claramente que deixou de ser prefeito de Itabira. Convidado a ser vice-prefeito de Virgílio Gazire, esquivou-se: “Não, eu não aceito, prefiro continuar atuando como médico”, confessou aos políticos que o procuraram.
  • Nas eleições do ano passado, ele e Eny saíram de casa e foram votar. Ele com 99 e ela 95, confessou que voto em Marco Antônio Lage.
O médico Dr. Colombo Portocarrero de Alvarenga, que se dez apolítico mesmo tendo sido político

O médico Dr. Colombo Portocarrero de Alvarenga, que se diz apolítico mesmo tendo sido político

POLÍTICA NACIONAL

  • Toda a minha oposição era basicamente contra qualquer ditadura. Antes da sua participação direta, lutava, na UDN, contra o PSD. Na eleição de Jânio Quadros, em 1960, foi um grande entusiasta do “homem da vassoura”.
  • Getúlio era um nazista declarado e mudou de posição depois que os EUA entraram na Segunda Guerra, fato pitoresco que hoje seria um escândalo. Os combatentes brasileiros seguiam para ajudar a Alemanha e, no percurso, houve a ordem getulista para mudarem de lado. Eles não tinham culpa, eram obrigados a obedecer. E Getúlio acabou ficando do lado certo com o desvio de rota.
  • Na ditadura Vargas houve muita perseguição. Mas tratávamos tudo com humor. Getúlio tomou o poder no Catete, aqui em Itabira fizemos um “baile de despedida da liberdade”. Foi nosso último dia livre. Depois veio chumbo grosso.
  • A Ditadura Vargas foi infinitamente mais violenta, incomparável, apesar de que ditadura nenhuma é boa para ninguém. Mas sofremos muito com o Getúlio no poder, mesmo sendo por menos tempo que a outra. Minha família também, a partir de meu pai.

Notícia Seca

Foto: Dr. Edson Lima

VEJA UM NOVO CALENDÁRIO DE GRÁVIDAS, PUÉRPERAS E DEFICIENTES EM ITABIRA

Matéria Anterior

SEGUE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA EM ITABIRA

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Editorial