Há exato um ano o mundo se transformava para enfrentar os desafios oriundos do novo Coronavírus. Medo, tristeza e muitas incertezas foram alguns dos sentimentos que vivemos e que ainda estamos vivendo devido à pandemia que assola o mundo. Tivemos que nos adaptar a uma nova rotina online, com pouco contato físico e muitas recomendações de cuidados e higiene.
Pessoas perderam empregos, comércios falidos e, infelizmente, muitas mortes. Por outro lado, tivemos casos de muitas pessoas que, felizmente, conseguiram ser curadas da Covid-19. Para essas pessoas que se recuperaram fica a incerteza das reais consequências do vírus a longo prazo no organismo. Além de todos os sintomas já conhecidos, como fadiga e falta de paladar, outros sintomas, entre eles, perda auditiva, zumbido e vertigem, foram relatados por pacientes e em pesquisas recentes pós-Covid-19.
É importante ressaltar que existe tratamento específico para cada sintoma citado, que será definido após avaliação e indicação médica. Como fonoaudióloga, atuante na área de aparelhos auditivos, tenho percebido o aumento dessas queixas pós-Covid-19.
Nós, fonoaudiólogos, estamos atuando na linha de frente desta doença desde a internação no CTI até o processo de reabilitação e recuperação dos pacientes. Muitos profissionais de saúde são fundamentais no tratamento dos pacientes atingidos pelo vírus, o fonoaudiólogo está presente em todos os momentos do processo, cada um na sua área.
O que sabemos é que o vírus e suas complicações são desconhecidos pela área médica e que as pesquisas são fundamentais para condutas terapêuticas futuras. Não podemos subestimar o poder de destruição deste vírus.
Fica o alerta para toda a população manter os cuidados básicos já recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o uso de máscaras, lavagem das mãos , uso do álcool em gel e o distanciamento social.
É importante frisar que, mesmo após a vacina, os cuidados devem ser mantidos. Como já foi dito, estamos lidando com um vírus pouco conhecido no mundo e se prevenir será sempre o melhor remédio.
Excelente profissional 😘
Excelente profissional!
Obrigado pela participação e pela colunista.