0

Coluna do Cabrito, por Zé do Burro

 Se depender de ganância, egoísmo e amor pelo poder as eleições de outubro próximo serão as mais numerosas de todos os tempos, excetuando a década de 1970, quando existiam votos somados por legendas. Na terra de Drummond já se declararam pré-candidatos a prefeito uma dúzia de pretensos, que acreditam piamente no seu potencial de fãs. Segundo análise de entendidos do assunto, somente dois pretendentes têm  condições de vencer.

A tipografia

Na década de 1960, Itabira tinha somente uma gráfica que era usada por todos os candidatos a cargos eletivos.  O dono do monopólio passou a ser uma  fonte de pesquisas das eleições. Chamava-se Emílio Novaes, personalidade muito conhecida e respeitada nas terras itabiranas. A Tipografia Novaes  funcionou durante muitos anos nas proximidades da casa do lendário Antônio Alves de Araújo,  mais conhecido como Tutu Caramujo. Desde a menção de Drummond ao nome de Caramujo, a “derrota incomparável” tornou-se referência ao apocalipse itabirano.

O atual mandatário (ou mandatária) anunciou o contrário em seu discurso de posse. Proclamou a pleno som que “jamais ocorreria o pesadelo de Caramujo na história de Itabira”. Na ocasião, 1.º de janeiro de 2021,  garantiu também que  o “bolsão de pobreza” não passava de uma história da Carocinha, ou de Lili, Lalau e o Lobo.

Novaes, em 1965, antecipou o resultado do pleito por antecipação: “Este ano vai dar empate aqui em Itabira”. Ele se baseou no que diziam  os candidatos, ou seja, que iam vencer. Acabou dando o seguinte resultado: Wilson Soares venceu Jody Machado por três votos de frente.

O candidato

O leitor, que pode até ser inexistente, diria de si para si: “Que enrolo de crônica malfeita, o autor nunca diz o nome do candidato salvador da pátria que aí aparece!” Ora, ora, desculpe que até me perdi, mas vamos lá. Trata-se de um sujeito aguerrido, que tem como currículo uma vitória no ano 2000, quando o candidato da época, Jaquesom Barulhento, disse publicamente uma frase surrada: “Se eu soubesse que o meu oponente seria esse aí (Ronaldo Patriota) lançaria um cara aqui…”

Antes de revelar o nome do candidato gorado, vamos às palavras do próprio: “Vou entrar para avacalhar, ou seja, fazer esse povaréu entender que está em jogo o futuro de Itabira e não o passado de Presidente Vargas”,

Então, vai lá o nome que faz tremer até a cava do Cauê: José dos Anzóis Carapuça, mais claramente Pé de Pato.

Zé do Burro

22/06/2024

 

 

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    ANA OLIVA, PRESIDENTE DO CONSELHO DA ASTRA: “O PROPÓSITO É MAIOR DO QUE GERAR LUCRO”

    Matéria Anterior

    DA SÉRIE: “EU VI O QUE VOCÊS PROMETERAM NAS ELEIÇÕES PASSADAS”.

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar