“COMPROMISSO COM O CIDADÃO ITABIRANO”
Este o primeiro item do discurso de posse do atual prefeito, falado para toda Itabira no dia 1.º de janeiro de 2021. O autor da frase veio lá de dentro do ex-Hotel-Fazenda Boitempo.
Em seguida dá a denominação de Carta ao itabirano e começa com muito amor e carinho, exatamente assim: “Querida Itabira”. Que gracinha! Ele ama Itabira. Vai na conversa quem quer.
E o marqueteiro continua agindo nos ouvidos do jornalista e prefeito, soprando as suas verdades importadas, quem viaja muito traz coisas boas, né?
“COMUNICAÇÃO CLARA”
“Nada iremos esconder de quem quer que seja”, disse o senhor Marco, dono da palavra, que adora falar, segundo o seu próprio marketing. Irrevogável sua palavra, a primeira grande mentira do momento, se eu esconder vou para o inferno. Todos os sintomas de ditadura, Marco é filhote mesmo de regimes duros. Por essa e outras o povo fica hoje pedindo militar no governo. Agora está sabendo que não dá. Sorte nossa que Lula anda pregando endurecimento e imprensa gerenciada. Lage anda de encontros seguidos com o presidente.
“Quem fala muito dá bom dia a cavalo” — Este ditado é mesmo do povo.
“COMPETÊNCIAS TÉCNICAS”
“Aprende teu ofício e envelhece nele.” (Eclesiásticos 11, 21) — Abertura de um compromisso soprado nos ouvidos do prefeito como seu terceiro compromisso com os eleitores. Quer dizer que o governo não seria político. Mentira, administração totalmente politiqueira, movida pelos ditames da esquerda, inserindo o termo “perseguição” que me rendeu o primeiro retruque de voz alta. Marketing falou aos berros comigo e eu, que sou capricorniano, não levei desaforo para casa. A partir daí, com a minha tolerância zero, senti que “a coisa ia piorar” (Palavras de meu consultor João Lagoa).
“CORRUPÇÃO: TOLERÂNCIA ZERO”
“A desconfiança sairá dos andares da Prefeitura e das conversas de todos os cantos da cidade. Teremos meios de deter toda e qualquer consumação de atos ilícitos. Usaremos de todos os recursos. Nenhum centavo sairá dos cofres da Prefeitura para as mãos de mal-intencionados. E, desde já, contamos com o apoio e a participação de todos os munícipes para sustentar esta importante decisão de combater o mal pela raiz. É uma tarefa hercúlea, considerando o estágio a que chegamos. Houve descuidos inconscientes. Mas este é um aviso fatal e final: BASTA!”
Leram palavra por palavra? Interessante, não é? Além do seu desafio, o prefeito convocou a comunidade para ajudá-lo na “tarefa hercúlea” de não se referir mais a esse termo. Isso quer dizer que um secretário não deve se rebelar com vereador ou com vereadora, ameaçar ir à Justiça e fazer ataques inaceitáveis. Ele precisa entender que é um leigo a serviço do governo, bem pago para isso (inclusive diárias astronômicas). Os vereadores são legítimos representantes do povo. Nunca vi executivo soltar baboseiras contra legislativo.
(Continua no capítulo 2)
José Sana
03/08/2023
NOTA AO PÉ DA PÁGINA
Os capítulos que se iniciam agora representam também a abertura da “caixa preta”, prometida recentemente. Publicação no Blog Zé do Burro & Vice-Versa, ambos que sou eu mesmo, não precisam duvidar. Porque não sou político mais, dedico as consequências ao meu sincero amor por Itabira, onde não nasci, mas escolhi para viver.