Aqui, olhem, eu, o Bom Cabrito, depois de muito tentar encontrar, depois dobrar e convencer, peguei Pé de Pato, eminente marqueteiro rejeitado pelo prefeito Bode Bravo, que anunciou ser candidato à reeleição de Cabritolândia. E nem pensem que foi somente convencer, a revelação feita por Pé de Pato tem um significado incontestável, graças ao seu poder de verdade. Ele tinha assinado contrato com a PMC e chutaram seu traseiro.
Já contei aqui a história de Pé de Pato. Ele derrotou um prefeito, candidato à reeleição, no ano 2000, em Cabritolândia. Não vou entrar em detalhes agora, apenas recordar que a três meses das eleições o candidato a repetir o governo tinha 90% de aceitação e seu oponente um mixuruca 6%. E ainda perambulavam pelas disputas mais três outros pretendentes. Pé de Pato venceu.
CONCEITO DE MARKETING
Bom Cabrito — O que é marketing, nosso caro Pé de Pato?
Pé de Pato — Para definir o que é marketing, prefiro explicar como estão aplicando conceitos dele ultimamente. Marketing era a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e os desejos de um mercado consumidor. Agora mudou com a inovação que estão aplicando no atual governo de Cabritolândia de Bode Bravo.
Bom Cabrito — O senhor pode explicar isso quando diz que tudo mudou e não é mais o que era?
Pé de Pato — Foi criado em Cabritolância o “marketing golpista”, cuja maior característica é enrolar o povo, passá-lo para trás, dar nele uma queda do joão sem braço. É algo inteligente, é claro, mas que chama, implicitamente, quase explicitamente, o eleitor, ou o povo, de bobo, tatu de madrugada, palhaço, tolo, idiota, lerdo, cego. Todos os maus adjetivos da língua portuguesa cabem neste contexto.
Bom Cabrito — Pode o senhor explicar melhor?
Pé de Pato — Sim, posso. E reconheço que, a princípio, parece algo de difícil entendimento. Pé de Pato, ganhou mais de 500 eleições aplicando essa técnica. Quando o povo percebe, já entrou pelo cano e encontrou a torneira fechada.
EXPLICANDO CLARAMENTE
Bom Cabrito — Continuo voando com a sua explicação. Pode dar uma outra clareada no assunto?
Pé de Pato — Claro. E não se enquadre no substantivo adjetivado “burro”. É a seguinte a filosofia que se aplica: primeiramente, o marqueteiro manda o governo parar de pensar, de fazer, de planejar. Assentam-se à mesa governo e a “Turma do Pilão sem Tampa” (TPST). Não se assuste com o nome, é só para impressionar. Essa turma é que vai mandar, com a anuência do “Governo Faz Mal e Mal”. Aí começa o trabalho.
Bom Cabrito — Continue explicando, comecei a entender…
Pé de Pato — Aí, o seguinte vem por sequência: atende-se o Orçamento Participativo (OP) porque é mixaria pura, coisinhas baratas, é um faz-que-não-faz. Em seguida, muita atenção para as reforminhas e entra no item prioridade o atendimento escolas, buracos, postos de saúde, pracinhas, banquinhos, jardins, coisinhas baratinhas. Pequenininhas todas as obrinhas, mas são muitas e requerem inaugurações pomposas. Bode Bravo rebola bem, aparece nessas festas e toma conta da tentativa de populismo, mesmo sendo ridículo.
Bom Cabrito — E as prioridades de uma cidade que pode acabar daqui a cinco anos?
Pé de Pato — Cabritolândia tem de tudo para distrair o povo. Você pergunta: até quando? E aí entra a forma mais grotesca de socialismo barato. O povo se empobrece, compra um chapéu e um pires e vai pedir esmola. Então, todas as picuinhas começam a tirar a atenção do povo.
O POVO É APATETADO?
Bom Cabrito — O senhor acha que o povo é bobo a esse ponto de viver sem água, sem indústria, sem educação superior, sem presídio, sem metrô, sem segurança, sem nada?
Pé de Pato — O povo já está sendo ludibriado de toda forma. Água? Faz quatro anos a cidade está na seca. Água barrenta? Já tem nego pensando que é Coca-Cola por atacado. Educação? Reforminhas de escolas mostram eficiência. Indústria? Ninguém vai sentir que a falta de dinheiro já foi treinada em outras cidades… Olha é a negligência, ou melhor, vou copiar uma frase de autoria de um amigo muito ligadão: “Distraídos venceremos”. O povo é um eterno distraído.
Bom Cabrito — Uma secretaria da prefeitura de Cabritolândia está preocupada com poluição na cidade e começa até a entrevistar o povo sobre poluição. O que acha disso?
Pé de Pato — Está aí um exemplo claro e insofismável de como enganar o povo. Por acaso Cabritolândia vai se preocupar com poluição quando uma empresa mineradora fechar as suas portas? Quase 100 anos sufocados de poeira, o cabritolense tolera todos tipos de poluição. Isso é que se chama tapear o povo, é a autêntica ação apelativa para o abuso da inteligência dos patos, perus, galinhas e outros bichos de voo rasante.
Bom Cabrito — Agora entendi tudo. Muito obrigado!
Pé de Pato — Nada a agradecer, estamos às ordens para maiores esclarecimentos. Bom que você avise ao cabritolense que ou deixa de ser apatetado agora ou vai para o inferno de cabeça pra baixo.
OS.:Qualquer semelhança de alguma cidade com Cabritolândia é mera coincidência.
Imagem: Redes Sociais
Autoria: Bom Cabrito