De vez em quando aparece gente de boa índole, intenções voltadas para a bondade ou inteligências notáveis. Por exemplo, agora, a rede UOL dedica espaço nobre ao tema educação. Veja, por exemplo, este tema.
NAS REDES SOCIAIS
“O Brasil está entre os 20 piores países do mundo em matemática e ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. Menos de 50% dos alunos conseguiram um aprendizado mínimo do que era esperado e apenas 1% obteve os melhores níveis de rendimento matemático. O resultado foi divulgado na terça-feira (5) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”
(CULTURA.UOL.COM.BR).
“No ano passado, 690 mil estudantes fizeram os testes em 81 países. Nacionalmente, 10.798 alunos de 599 escolas participaram da principal avaliação de educação básica. O Brasil, que ocupa a 64ª posição do ranking, somou 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. Singapura, Macau, Japão e Coreia ocupam as primeiras posições”. (CULTURA.UOL.COM.BR).
“Os exames foram aplicados entre abril e maio nas 27 unidades da Federação. A média global é de 472 em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências. Em 2018, o desempenho brasileiro foi de 384 em matemática, 413 em leitura e 404 em ciências”
(CULTURA.UOL.COM.BR).
Os resultados do Pisa têm-se mantido notavelmente estáveis durante um longo período: depois de 2009, nas três disciplinas, apenas foram observadas flutuações pequenas e, em sua maioria, não significativas”, constata o relatório” (CULTURA.UOL.COM.BR).
NAS REDES TANGÍVEIS
Lecionei História e Português em várias escolas da região de Itabira. O quadro visto nos estabelecimentos públicos do Estado é de desanimar até doidos. A infiltração da droga é algo estarrecedor. O pior: ninguém toma providência. O poder público faz o contrário: promove gandaias para que o giro dos entorpecentes se torne mais livre.
Em dois anos de permanência no ensino como professor não consegui ministrar um dia de aula completa. No início estava animado, com muita motivação. Já no primeiro dia, surrupiaram-me uma filmadora profissional, que consegui recuperar com o tempo e certa habilidade. Problemas de toda a natureza abundam na área educacional: prostituição, furtos, cortes de linhas telefônicas, giro de drogas de mãos em mãos e práticas de crimes.
Numa sexta-feira, o dia escolhido para maiores agitações, a merenda distribuída era a banana. Foi entregue com casca de mão em mão. Ao término das aulas, ninguém conseguia andar no pátio. Os indisciplinados colocaram cascas da fruta em cada espaço da rampa de descida até o portão. Foi preciso chamar a PM para um jeito na baderna.
Resta uma pergunta: alunos estão aprendendo matemática, ciências, português, geografia, história ou outra disciplina? É claro que não. Num dia destes, para minha alegria, estive num evento e me encontrei com talvez o único bom aluno de uma escola de cidade vizinha. Ele me agradeceu por por alguma coisa e se tornado um profissional da informática. Emocionou-me de verdade, mas uma alma slva entre 39 perdidas não segura a felicidade de professor algum.
ACORDE ENQUANTO É TEMPO
Assim caminha o Brasil: os que se autodenominam “socialistas”, sonhando com o comunismo, sentem-se chiques, vivem de nariz empinado para a esquerda, desconhecedores de um mundo diferente, leal e igualitário. Como dizia um deputado do meu tempo: “O que há de mais perigoso no mundo é um burro com iniciativa”.
Anote aí a linha sonhada pelos mal-intencionados socialistas: rico aumenta a dose e torna-se ricaço; acaba-se a classe média, que vira o conjunto de pobres; e os pobres vão para debaixo de marquises e padecem como miseráveis. Onde tem a sigla do socialismo reina o mal.
José Sana
05/11/2023