Estamos em Cata Prego do Mato Dentro. O nome parece fictício, mas a verdade está em pauta e nunca morrerá. Espera-se que os marqueteiros adotem suas regras ou, pelo menos, experimentem. Quem, por acidente ou curiosidade me lê, sabe dessa história. Ela aconteceu e se for preciso, in off ou on off, contarei a quem desejar ouvir. Sou muito obsessivo e vou repetir. Vamos aos fatos.
POVO ESPERTO
O povo de Cata Prego do Mato Dentro ficou sabendo que suas legítimas terras, abençoadas por riquezas minerais, foram vendidas sigilosamente, na calada da noite e que o dinheiro já tinha sito triturado, ou comido e bebido pelo bispo Dom Caixote da Diocese das Almas. Carros bonitos, casa reformada, dinheiro não se sabe onde está. Até o Papa Joaquim 24 tinha sido avisado.
O povo esperto faz parte de uma comissão como se fosse do Senado sem os espertalhões doutros tempos. Ele sentiu a facada no peito e rumou para uma reunião com o Dom Caixote Sem Prego. Na reunião o pau quebrou e entrou um jornaleco “Espinharento” que se apresentou como de propriedade de Maria Antonieta, disposto a não ser decapitado como a então rainha que causou a burguesa Revolução Francesa de 1789. “Allons, enfants de la Patrie Le jour de gloire est arrivé” — era a meta até então. A situação foi colocada no meio do caminho sem pedra, como não diria Carlos Drummond de Andrade.
APARECEU O MARGARIDO
Dom Margarido da Idade Média entra em cena. Vem da famosa cidade de Não Te Julgo Nem Morto com o epíteto ainda mais importante que Dom Caixote. Chama-se Tem Ar Bispo, que convoca todo mundo para comparecer a um local muito sagrado, manda fechar as portas, enfia até algodão nas gretas e nas goteiras. Diz de cara: não deixe sequer a mulher ver seu celular, nada de senha.
Só não repara que no meio dos espertinhos convocados tem um tal de representante do “Espinharento” que puxa a sua ratoeira de gravar e pega tudo o que o Dom Margarido fala. Eis as suas benditas e abençoadas palavras, as quais brilharam mais que o sol da meia-noite de Estocolmo, na Suécia:
“Meus caros amigos do peito e da fé. Aqui estou para revelar o maior segredo do mundo que os burros ainda não entenderam. Vocês estão sendo vigiados, questionados, entrevistados e vivem tremendo de medo de repórteres sem gabarito que espalham as suas mentiras”.
Engasgou-se de sede. Boca seca. O sacristão que sobrava naquela tarde suntuosa pegou uma lata d’água, encheu um copo duplo e entregou para a autoridade maior. Ela bebeu e até deixou escorrer uma baba queixo abaixo, pingando no chão. Voltou para concluir as suas palavras:
“Eu lhes digo (tossiu e causou muita ansiedade nos presentes) que vocês não respondam, nem pensem na justiça, sequer no tal de ‘direito de resposta’. Silêncio total. Façam de conta que nada aconteceu. Daí a poucos dias, nada aconteceu mesmo, a imprensa vai cuidar de outras mentiras e ninguém vai lembrar dessas chacotas que estão fazendo”
Foi assim. É esse o segredo que foi denominado na região “Tática do Bispo” ou “Marketing do Ar-Bispo”.
OBS.: 1. Quem desejar, em Itabira ou na região, aplicar a “Tática do Bispo”, temos para doações CDs e DVDs, fazemos palestras ao vivo e via “live”. 2. A “Tática do Bispo” vale também para ensinar o povo saber como político trabalha: de quatro em quatro anos.
José Sana
05/03/2023