0

VIDA XINGADA

 

Xinga o tempo inteiro. Xinga quando levanta da cama, quando toma café e vê um pingo que caiu fora da xícara, quando cai farelo de pão. Depois xinga se tiver de lavar a pia.

Quando senta-se pra fazer as necessidades, xinga o papel higiênico, o próprio cheiro da obra. E segue xingando vida a fora. Costuma aliviar quando na presença de um superior, quando cagoeta, ou quando vai a uma igreja ou hospital que exija silêncio ou comportamento mais relax. No ambiente profissional também costuma aliviar, mas é só uma generosidade postiça. No pensamento…xinga o chefe, xinga a companheira de trabalho, xinga o capeta.

E quando volta pra casa, dá-lhe xingo. Na hora do almoço xinga o sal do feijão, xinga a comida que considera fria, xinga algo que falta ou algo que sobra. Depois do almoço quer dar um cochilo, mas quando acorda, xinga as obrigações profissionais, a vida besta. Retorna pro trabalho e no caminho vai xingando mentalmente.

Rogando praga, xingando até o santo. No caminho pra casa, para num boteco pra tomar uma cerveja. Lá encontra um amigo e xinga o time, a política e a idade. Vira uma metralhadora giratória de preconceitos. Xinga o viado, a sapatão, o corno, os mendigos que passam na rua, o dono do bar que não faz fiado, o milionário que desfila com seu BMW novo.

Vai pra casa e já chega xingando o cachorro. Depois xinga a mulher, que gastou muito no supermercado, a filha que tá demorando no banho, os boletos sobre a mesa, depois o apresentador do telejornal, a vilã da novela, até que o sono chega e ele para um pouco de xingar, pra roncar feito porco.

Vai que de madrugada dá vontade de ir ao banheiro, mija fora do vaso e não dá descarga. Bem feito. Vai provar do próprio veneno e com alguns decibéis a mais. Uma mulher perdoa até corno, mas vaso respingado é mais imperdoável que matar mãe …

Assim como gentileza gera gentileza, a xingação é que nem bumerangue. Portanto, xingue menos e ame mais.

Marcos Martino
Marcos Martino é alvinopolitano, compositor, cantor, produtor musical, articulista, ex-assessor de Comunicação da Prefeitura e ex-presidente da Casa da Cultura de João Monlevade.

    João Izael lança pré-candidatura a Deputado Estadual

    Matéria Anterior

    Prefeitos da região mostram apoio a João Izael em sua pré-candidatura

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Colunas