0

Tenho dez netinhos, futuros médicos, engenheiros, e outras grandes esperanças abençoadas por Deus. Não tenho mais preocupação com os meus dias, é o único talvez que tenho em minhas decisões na vida porque esse porvir a Deus pertence. E depende também da vontade de cada um.

O netinho mais novo se chama Samuel Malfitano Sana, de cinco anos. A netinha raspa de tacho, ginasta de medalhas colecionadas, dez  anos, é Clara Leal Sana. As proezas dela  na ginástica olímpica merecem outras crônicas. Além disso, vem o xodó de uma com outro e vice-versa (veja nas fotos).

Ela é atleticana de carteirinha. Mais que atleticana, futurista. Não vão dizer que não puxou o avô, porque será grande mentira. Com o devido respeito aos torcedores do outro lado da lagoa, ela faz questão de ver apenas na frente, ou seja, tem uma visão bem no infinito. E vou provar como ela age assim.

Nos jogos de futebol existe um tempo adiantado de transmissão radiofônica e as imagens televisada. Dizem que são 11 segundos  de diferença,  a favor do rádio. Ou seja, quando ocorre um gol o rádio conta o que será o futuro. Como Clarinha adora o futuro, é uma visionária, o caso adiante revela a sua inteligência incontestável.

No sábado passado (20) comemoramos aniversário de um tio dela e meu filho Érico. Por coincidência, ocorreu uma partida Atlético x Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Clarinha, muito esperta, reuniu uma turma de meninas, suas amigas, e falou para elas: “Meu avô sabe quando os gols saem e avisa antes.”

Estava, em plena festa, acompanhando a partida. Clara chegou com umas dez colegas, assentou-se com a turminha ao meu lado. Não demorou muito sai o primeiro gol do Galo, ela vibrou e as meninas ficaram de boca aberta porque na TV não havia gol. Todas de olhos arregalados até que a bola entrou nas redes pela TV. Ela aproveitou e deu uma pequena aula de futuro.

Surgiram o segundo e o terceiro gol ainda no primeiro tempo. No segundo, a turma se debandou, todas separadas, sumiram. O resultado foi que não saiu mais gols e está explicado porque a partida terminou em 3 a 0 mesmo.

Convido psicólogos e visionários ou profetas para analisarem comigo o que ocorre com crianças hoje em dia. Elas pensam, agem, atuam, imaginam sempre na frente. É um dom mais claro, recente e eterno que Deus nos dá. Se não me engano está escrito na Bíblia a frase “Vossos filhos profetizarão”. Podem arguir qualquer iluminado que lê a Bíblia que esse dará explicação do que vem por aí.

Clara nasceu em Belo Horizonte, mas é itabirana de geração e coração. Ela está na fase de aprender o futuro e em classe bem adiantada. Ela ouve o gol antes de ver, ela é o futuro.

Até avisa: “Vô, só eu e você gostamos  de ouvir o gol antes do gol, os velhos, não!.”

 

José Sana

22 de abril de 2024

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    FUNDADO UM NOVO PARTIDO: “ITABIRODEPENDEPÊNCIA” PARA NINAR O ITABIRANO

    Matéria Anterior

    ENTREVISTA IMAGINÁRIA COM DOUTORA PRIORIDADE

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Colunas