Encontra-se largamente difundida a ideia de que o baixo aproveitamento escolar está ligado à falta de interesse pela leitura. É sabido, porém, que ler é uma das dicas mais importantes
para escrever bem.
Segundo a pedagoga Kelly Regina França em seu artigo “Leitura e Interpretação de Texto”, publicado em 19.03.2008 (fonte: Google), é função primordial da escola ensinar a ler, ampliar o domínio da leitura e escrita. O professor, além de mediador, tem que ser também leitor.
Todavia, antes de ser função da escola, despertar na criança o interesse pela leitura é função também da família. Tanto os professores como os pais devem trabalhar com a criança desde os primeiros anos de vida, contar histórias, ler para os pequeninos. Estimulá-los no contato com os livros, deixar que contem também suas histórias.
Uma criança que traz em sua bagagem familiar hábitos e comportamentos ligados à leitura, está mais apta a desenvolver sua prontidão para o ato de ler e escrever.
Manusear os livros, desde a mais tenra idade, sentir sua textura, descrever o que estão vendo dentro das páginas, contar a história de acordo com a ilustração são instrumentos primordiais para desenvolver a arte de interpretar. Interpretando, deixarão que a imaginação desperte o gosto pela leitura. Lendo, interpretando e imaginando estarão aptos para escrever e produzir textos.
Escrever é uma arte, não apenas na grafia perfeita, mas em vários aspectos. É preciso atentar para que a mensagem que se propõe a transmitir seja bem entendida e que motive o leitor a refletir sobre o que está se expressando.
A arte de escrever é um aprendizado constante e que deve ser elaborada sem ficar preso à rotina para não destruir a criatividade. Fica, então, a dica de que o primeiro passo é estimular nossas crianças ao gosto pela leitura que anda de mãos dadas com a escrita.
Maria Flor de Maio