Acordei com a algazarra dos pássaros e das cigarras. Lembrei-me das tendas que nos deu o Criador para participarmos da sua grandeza: O Cosmo, o Templo, e o nosso corpo. Abri a janela e louvei ao Senhor! Só aí então pude perceber que acordei fazendo parte da primeira tenda: o Cosmo.
Caminhando por entre as árvores e os jardins, pude observar os pássaros, borboletas, formigas, calangos que tranquilamente percorriam por ali, creio que sentindo a minha presença assim como eu sentia a proximidade deles. Naquela sintonia me dei conta da minha parte naquele todo. Cantarolei um refrão no meu pensamento: _ “Senhor quem entrará no Santuário para Te louvar?”. Os pássaros cantavam em alvorada sinfônica, os beija-flores saltitavam de flor em flor numa rítmica acrobacia. Os bem-tevis não paravam de repetir: _ “Eu vi, bem-te-vi”. Enquanto uma borboleta voava de folha em folha, as árvores deixavam folhinhas serem levadas pelo vento.
Passando pela capela que fica entre o verde da mata e uma cascata nos jardins, entrei e orei o “Pai Nosso” em pensamento. No silêncio Sacramental só se ouviam os sons dos pássaros, o barulhinho acompanhado do frescor da brisa que vinha lá de fora e adentrava no templo. Percebi naquele momento uma oração comunitária e cósmica, partilhando o bem comum. Estava eu, fazendo parte agora da segunda tenda: o Templo.
Fiquei ali por instantes entorpecida pela grandeza do momento, mergulhei no meu espírito, senti as batidas do coração de Deus e descobri que eram as mesmas batidas do meu coração. Lembrei-me de Santo Agostinho:_ “Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora”. Fiquei em paz e percebi a terceira tenda: o meu corpo.
No momento se completou o ciclo da vivência espiritual a que me havia proposto. Deus é o íntimo do meu íntimo. Desfazer as máscaras, abrir os espaços, perceber a função do corpo, os cinco sentidos. Ritmar a oração no ritmo do coração, se entregar e saber que o próprio viver já é uma oração.
E assim, uma orquestra cósmica da qual eu também fazia parte, estava louvando, bendizendo e agradecendo a Deus.