0

Penélope Menezes

Confira os cuidados necessários para observar o eclipse solar no sábado, 14 Crédito: Jason Howell/Unplash

O eclipse solar anular chega ao Brasil na tarde de sábado, 14, mas acompanhar o fenômeno pode exigir cuidados extras com a visão. Isso porque olhar diretamente para os raios solares, mesmo durante o eclipse, é nocivo para a retina.

No evento, a maior parte do Sol é coberta pela Lua, mas o satélite natural não consegue bloquear completamente a luz do astro, deixando uma borda brilhante ao redor. A aparência pode lembrar um “anel de fogo”.

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O último eclipse anular aconteceu em 2021, mas não foi visível em território brasileiro. Após outubro de 2023, a população só conseguirá avistá-lo novamente no País em fevereiro de 2028, segundo informações do Observatório Nacional (ON).

Saiba como aproveitar o eclipse solar anular sem impactos à visão.

Eclipse solar: cuidados para observar o fenômeno

“A quantidade de luz que chega do Sol até aqui é muito alta, muito mais alta do que a nossa estrutura ocular consegue suportar. Então tentar observar o eclipse sem uma proteção, sem algo que filtre esse excesso de luz solar, é extremamente perigoso”, começa o professor de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, Romário Fernandes.

O profissional também é editor do canal Astronomicamente e descreve os potenciais danos à retina ao O POVO. “Dependendo do grau de exposição (da luz solar), é algo que pode vir a ter consequências mais pra frente. (…) A gente pode sintetizar dizendo que o risco é a cegueira”, diz.

CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp

Com a chegada do eclipse, Fernandes apresenta métodos ao observador interessado. O primeiro, da projeção, inclui produzir uma “caixinha”, fazer um pequeno orifício em um lado do objeto “e deixar que os raios luminosos se projetem do outro lado”, completa.

Olhar diretamente para o Sol, ao invés de sua projeção na caixa adaptada, ainda é possível, desde que o indivíduo se equipe com a proteção adequada. Entre os sistemas mais indicados está o vidro de solda número 14.

Eclipse solar: proteção extra para o observador

Os filtros solares normalmente possuem estrutura de papelão, com uma lente que aparenta ser de papel celofane. Nas “pernas do óculos”, costuma-se encontrar a indicação da certificação, comprovando sua autenticidade.

“O ideal seria olhar (para o eclipse) 20, 30 segundos, aí descansar a vista e depois de um minuto ou dois olhar de novo. Porque mesmo eles (os óculos) não vão proteger 100%”, destaca Romário.

Até 2100, Brasil terá presenciado 47 eclipses solares anulares; CONFIRA 

Eclipse solar: o que não vale usar

O professor de astronomia ainda alerta para o uso de óculos de sol, vidro escuro ou até mesmo a observação do Sol refletido em uma bacia de água. Nenhum deles são métodos recomendados ou seguros para a população em geral.

“Todos esses métodos podem ser extremamente prejudiciais, porque eles reduzem o brilho, a luz visível que chega aos nossos olhos. (…) Mas nenhum deles bloqueia o infravermelho, o ultravioleta”, completa.

Onde assistir ao eclipse solar?

O eclipse solar anular será transmitido ao vivo e gratuitamente pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa) e pelo Observatório Nacional brasileiro em formato de live na plataforma YouTube.

No Brasil, a transmissão do evento começará a partir das 11h30min (horário de Brasília), enquanto a agência espacial norte-americana apresentará o fenômeno a partir das 12h30min (horário de Brasília).

Transmissão da Nasa

Confira o vídeo da transmissão da Nasa para o sábado, 14 de outubro.

Transmissão do Observatório Nacional

Confira o vídeo da transmissão do Observatório Nacional para o sábado, 14 de outubro.

 


Eclipse solar em Fortaleza

Para as regiões Norte e Nordeste, o eclipse solar anular poderá ser avistado de maneira completa e algumas cidades já planejaram a sua programação. Entre elas, está a capital do Ceará, Fortaleza.

O Planetário Rubens de Azevedo, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, pretende distribuir mil óculos de proteção gratuitos para os fortalezenses que se inscreveram de forma online e participaram de treinamento no sábado, 14.

Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/curiosidades/2023/10/13/eclipse-solar-o-que-pode-e-nao-pode-fazer-no-fenomeno-veja-cuidados.html?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification&utm_campaign=push&utm_term=push
©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

 

Jornal O POVO / Fortaleza/CE

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    ESTES JUDEUS! por George García Hamilton

    Matéria Anterior

    EU NÃO SEI, TU NÃO SABES, ELE NÃO SABE, NINGUÉM SABE, NEM PLATÃO, NEM ARISTÓTELES, NEM FREUD…

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Especial