0

Por Jornal do Agro Online

Agronegócio

Produção da Ucrânia pode cair 40% e contribuir com o desabastecimento de todo o planeta Terra (CNA/WENDERSON ARAÚJO)

A Ucrânia é considerada uma das maiores produtoras de milho do planeta e responde por 16% da produção  mundial, mas tem visto quedas expressivas na lavoura, desde que a guerra com a Ucrânia iniciou. Estima-se que na safra 2022/23, Kiev perderá 40% da colheita.

A Ucrânia sofre com ataques em áreas agrícolas, ficou sem mão-de-obra no campo e, ainda por cima, está impedida de trafegar no Mar Negro.

A Argentina, outro grande produtor global, sofre com secas e também é prevista uma redução de 40% na produção de “los Hermanos”.

Estados Unidos, maior produtor da Terra, e China, que também se dedica muito à cultura, enfrentam períodos de estiagem em algumas regiões; o que pode afetar o volume total.

O Brasil, no entanto, aguarda uma boa produção, mas não será capaz de atender à demanda mundial.

– Somente com o acordo do Mar Negro entre Rússia e Ucrânia estima-se que houve uma redução no preço do milho em torno de 20%. Porém, agora, com o rompimento do acordo, somado aos problemas climáticos, perda de produção em países players e contínua demanda, haverá um forte aumento no preço da commodity, e consequentemente, aumento no preço dos alimentos – adianta a Aprosoja.

 

NOTA AO PÉ DA PÁGINA

 

Atenção, municípios brasileiros, mineiros e Itabira. Está aí a dica para que contribuam decisivamente com o intuito de amenizar uma crise que vem aí e, principalmente, cada um fature  euros e dólares com absoluta certeza.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    ITABIRA TREME OU DANÇA? NÃO IMPORTA…

    Matéria Anterior

    CONHEÇA O QUE É UMA ADMINISTRAÇÃO “FEIJÃO COM ARROZ”

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Agro