Este levantamento é oportuno e útil para os dias de hoje, quando praticamente todo o mundo precisa comunicar-se pela internet. Muitos cidadãos e internautas quase sempre desobedecem a boa educação do lar, recebida também na escola e na própria vida. Seguir os conselhos abaixo não faz mal a ninguém. E não pense que por você ser rico, poderoso, influente possa vencer o humilde e mais fraco com a má resposta, o baixo tratamento, até mesmo o silêncio. Veja a seguir e avalie.
DEZ ORIENTAÇÕES BÁSICAS
1 — “Por favor” e “Obrigado”
Falar “por favor” e “obrigado” deve ser tão automático quanto respirar. Usar o tom de voz adequado para essas palavrinhas faz toda a diferença. Um “por favor” choramingando deixa de ser um ato de boa educação para ser um de manipulação.
2 — “Desculpe-me!”
Quando esbarrar em alguém ou fizer algo que incomode, deve sempre vir acompanhado de um “desculpe” ou “sinto muito”.
3 — Cumprimentar a todos a quem conhecer ou não
Cumprimente todos com um “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, de preferência com um sorriso amável no rosto. Isso vale não só para a sua família e amigos, como também para os vizinhos, empregados, porteiro do prédio, conhecidos que encontra na rua, enfim, qualquer pessoa.
4 — Respeito aos mais velhos
Abrir portas e ceder cadeiras aos mais velhos é um ato de valiosa educação. Agora é dar-lhes também atenção quando com eles se fala ao telefone ou nas redes sociais. Logicamente, eles são menos frequentes nas redes, por isso mesmo merecem mais atenção. E deixe de ser “grosso”.
5 — Agradecer sempre que necessário
Agradecer sempre que ganhar um presente, mesmo que não tenha gostado. Ao receber um presente, ensine seus filhos a escrever um e-mail ou dar um telefonema de agradecimento.
6 — Não interromper diálogos
Não interromper quando alguém estiver falando, seja quem for. Diga-lhes que eles precisam esperar um intervalo na conversa e, antes de interromper, pedir “com licença” quando eles o façam.
7 — Cumprir o combinado
Chegar aos lugares ou espaços nos aplicativos no horário marcado, sem atrasar! E ao aceitarem um convite para live, por exemplo, é preciso ir ao evento. É claro que existem exceções para motivos de doenças ou emergências ou problemas em computadores e/ou celulares. Nesses casos, o anfitrião deve ser avisado sobre a ausência. É uma regra básica de respeito e educação.
8 — Saber se apresentar
Quando se dirigir a alguém desconhecido, apresente-se primeiro, sem se esnobar (“Sou sobrinho do ministro tal”, “sou primo do general fulano”. Caso alguém se esqueça de apresentar você eles saberão o que fazer. Por exemplo: “Oi, sou o Paulo e você deve ser a esposa do Ricardo, não”?
9 — Muita calma sempre
Caso não possa atender, pedir um “aguarde”. Quando tiver que dar resposta negativa, seja gentil ao explicar a negação ao pedido, explicar a verdade, não seja mais um mentiroso da face da terra. Evitar fingimentos, procurar não ser defensor de ideias próprias, não viver puxando a “brasa para sua sardinha”, cuidado para não ser defensor de interesses próprios e fique manjado.
10 — Não falar palavrões e cuide da tonalidade das palavras
E, finalmente: não permita que palavrões sejam ditos sob quaisquer circunstâncias e muito menos grite com outras pessoas; se seu fulano de tal na linha gritar com você, não desligue o telefone, cale-se apenas e espere a calma voltar a reinar. Seja, como sempre, além de educado, humilde e não se abata com grosserias.
Fonte: Redes Sociais
Fotos: Idem