O rover Perseverance há mais de três meses está em Marte, registrando imagens e informações do planeta que tanto intriga a ciência. Ele está à cata de vida microbiana passada e investigando a geologia do planeta e o clima anterior.
Foram sete meses de viagem para o robô Perseverance pousar em Marte e foi registrado um arco-íris que a Nasa tenta explicar o efeito da foto tirada de seu interior.
Desde o pouso, em 18 de fevereiro, o robô capturou algumas imagens incríveis em torno de seu local de pouso, a cratera de Jezero, uma depressão de impacto de 49 km ao norte do equador do Planeta Vermelho.
Um pequeno helicóptero, o Ingenuity, também transmitiu imagens aéreas, tendo feito história com os primeiros voos motorizados e controlados em outro planeta.
A Ingenuity havia fotografado o Perseverance durante seu terceiro vôo. Na época, o mini-helicóptero estava a cerca de 85m do rover e voando lateralmente a uma altitude de 5m. Um dos pés do Ingenuity também é visível na borda da imagem, logo abaixo do veículo espacial.
O rover Perseverance tem financiamento inicial para operar por um ano de Marte, cerca de dois anos terrestres.
As fotos tentam explicar esta aventura planetária.

O rover Perseverance da Nasa está comemorando 100 dias marcianos (ou sóis) desde o pouso em Marte — Foto: Nasa

Em 6 de abril, a Perseverance usou a câmera Watson (Sensor Topográfico de Grande Angular para Operações e Engineering) para tirar esta selfie ao lado do helicóptero Ingenuity. Esta foto é composta por 62 imagens individuais que foram costuradas depois de enviadas para a Terra — Foto: Nasa

Em 7 de maio, o Ingenuity atingiu uma altura de 10m, antes de voar 129m para um novo local de pouso — Foto: Nasa

A Ingenuity fotografou o Perseverance durante seu terceiro vôo. Na época, o mini-helicóptero estava a cerca de 85m do rover e voando lateralmente a uma altitude de 5m. Um dos pés do Ingenuity também é visível na borda da imagem, logo abaixo do veículo espacial. — Foto: Nasa
Por BBC
Fotos: Nasa