0

O rover Perseverance há mais de três meses está em Marte, registrando imagens e informações do planeta que tanto intriga a ciência. Ele está à cata de vida microbiana passada e investigando a geologia do planeta e o clima anterior.

Foram sete meses de viagem para o robô Perseverance pousar em Marte e foi registrado um arco-íris que a Nasa tenta explicar o efeito da foto tirada de seu interior.

Desde o pouso, em 18 de fevereiro, o robô capturou algumas imagens incríveis em torno de seu local de pouso, a cratera de Jezero, uma depressão de impacto de 49 km ao norte do equador do Planeta Vermelho.

Um pequeno helicóptero, o Ingenuity, também transmitiu imagens aéreas, tendo feito história com os primeiros voos motorizados e controlados em outro planeta.

A Ingenuity havia fotografado o Perseverance durante seu terceiro vôo. Na época, o mini-helicóptero estava a cerca de 85m do rover e voando lateralmente a uma altitude de 5m. Um dos pés do Ingenuity também é visível na borda da imagem, logo abaixo do veículo espacial.

O rover Perseverance tem financiamento inicial para operar por um ano de Marte, cerca de dois anos terrestres.

As fotos tentam explicar esta aventura planetária.

O rover Perseverance da Nasa está comemorando 100 dias marcianos (ou sóis) desde o pouso em Marte — Foto: Nasa

O rover Perseverance da Nasa está comemorando 100 dias marcianos (ou sóis) desde o pouso em Marte — Foto: Nasa

Em 6 de abril, a Perseverance usou a câmera Watson (Sensor Topográfico de Grande Angular para Operações e eNgineering) para tirar esta selfie ao lado do helicóptero Ingenuity. Esta foto é composta por 62 imagens individuais que foram costuradas depois de enviadas para a Terra — Foto: Nasa

Em 6 de abril, a Perseverance usou a câmera Watson (Sensor Topográfico de Grande Angular para Operações e Engineering) para tirar esta selfie ao lado do helicóptero Ingenuity. Esta foto é composta por 62 imagens individuais que foram costuradas depois de enviadas para a Terra — Foto: Nasa

Dias antes, o Ingenuity havia sido lançado da parte de baixo do veículo espacial — Foto: Nasa

Dias antes, o Ingenuity havia sido lançado da parte de baixo do veículo espacial — Foto: Nasa

Em 7 de maio, o Ingenuity atingiu uma altura de 10m, antes de voar 129m para um novo local de pouso — Foto: Nasa

Em 7 de maio, o Ingenuity atingiu uma altura de 10m, antes de voar 129m para um novo local de pouso — Foto: Nasa

A Ingenuity fotografou o Perseverance durante seu terceiro vôo. Na época, o mini-helicóptero estava a cerca de 85 m do rover e voando lateralmente a uma altitude de 5 m. Um dos pés do Ingenuity também é visível na borda da imagem, logo abaixo do veículo espacial. — Foto: Nasa

A Ingenuity fotografou o Perseverance durante seu terceiro vôo. Na época, o mini-helicóptero estava a cerca de 85m do rover e voando lateralmente a uma altitude de 5m. Um dos pés do Ingenuity também é visível na borda da imagem, logo abaixo do veículo espacial. — Foto: Nasa

Por BBC

Fotos: Nasa

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    CRISE HÍDRICA PODE CAUSAR INFLAÇÃO ALTA NO BRASIL

    Matéria Anterior

    COVID-19: PACIENTES COM COMORBIDADES DE 18 A 35 ANOS E DEFICIENTES SEM BPC ESTÃO CONVIDADOS A VACINAR

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Geral